Buscar

terça-feira, 8 de maio de 2012

Seropédica capacita professores sobre educação das Relações Etnorracias


 
 
 
 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos  Tathiana Gama


Curso de extensão é realizado através de parceria com a UFRuralRJ

Nos dias 04 e 05 de maio de 2012 foi realizado no CIEP 155 - Nelson Antelo Romar, a continuação do Curso de Extensão: Relações Etinorraciais, História da África e Culturas Afro- Brasileira e Indígena numa parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), a Secretaria de Estadual de Educação (SEE) e Secretaria Municipal de Municipal (SME). “A construção e implantação de uma proposta pedagógica que inclua nos currículos a História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, conforme prevêem as leis 10.639/03 e 11.645/08, repercute na necessidade de formação dos professores”, enfatizou José Maurício Novaes de Abreu, Coordenador de História da África e Geografia da SME.

O evento teve início em 2008 e conta com aproximadamente 40 pessoas da rede municipal de educação, cujo objetivo é implementar e trabalhar as leis 10.639 e 11.645/08- MEC, que torna obrigatório a inclusão da temática da cultura indígena, afro-brasileira e africana na educação básica. “Este curso de extensão tem por objetivo implementar e trabalhar as Leis 10.639 e 11.645/08 – MEC, além de dar ao professor informações sobre as culturas Afro-Brasileira e Indígena e materiais para que os mesmos possam trabalhar o respeito aos diferentes tipos de cultura e o combate ao preconceito, ao racismo e a todo tipo de intolerância”, salientou.

José Mauricio destacou o apoio da secretária de Educação Lucia Martinazzo para que tais práticas preconceituosas não ocorram nas unidades escolares municipais através de atividades realizadas nas escolas. “É com a educação que conseguimos romper a corrente do preconceito, da violência e da intolerância”, realçou Mauricio.

Marília Lopes de Campos, coordenadora do Curso de Extensão de Relações Etinorraciais, História da África e Culturas Afro- Brasileira e Indígena da UFRuralRJ esclareceu que no ano de 2011, por problemas internos da UFRuralRJ, não pôde ser realizada a carga horária referente ao que está sendo realizado. “Infelizmente no ano passado nós passamos por problemas que impediram a realização do curso de extensão”, explicou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário