Buscar

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto Saúde na Escola



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Divulgação



Objetivo é fazer os jovens sentirem-se responsáveis pela sua saúde

Se você tem entre 10 e 19 anos de idade, está vivendo uma fase rica em descobertas e mudanças: a adolescência. Para curtir a vida e desenvolver todas as suas capacidades, você vai precisar de muita saúde. Lembre-se, aprender a cuidar de seu próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social é um dos desafios mais importantes para uma vida saudável.

Pensando nisso a Prefeitura de Seropédica, através das Secretarias de Saúde e de Educação, reunirá profissionais de saúde e de educação nesta quarta-feira (22) com o objetivo de divulgar a importância da caderneta de vacinação do adolescente. São duas cadernetas para adolescentes e jovens de até 19 anos, uma para elas e outra para eles, que abordam alguns assuntos que os adolescentes, muitas vezes, têm vergonha e não gostam de tratar em casa, ou em público.

As cadernetas fazem parte do Projeto Saúde na Escola do Município de Seropédica e serão lançadas das 8:00h às 12:00h no Salão Azul da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A caderneta pretende despertar a atenção para que os adolescentes se sintam mais responsáveis pela saúde e procurem ajuda médica, estimulando o sexo seguro para evitar doenças e gravidez indesejada.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wagner Teixeira, ressalta a importância da vacina para essa faixa etária. “Nós ficamos muito acostumados que vacina é coisa de criança. Mas é de adolescente também. Principalmente algumas vacinas, como hepatite B, porque é uma doença transmitida sexualmente”, disse.

Wagner Teixeira esclarece que a cartilha deve servir como um orientador para o jovem no momento em que aparece a dúvida. O material trata, inclusive, das transformações do corpo nessa fase.

A secretária de Educação Lucia Martinazzo afirma que o Programa possibilitará a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico e o tratamento de doenças, através de uma busca ativa dos pacientes nas escolas da rede municipal. “A iniciativa é inovadora para a região, pois busca integrar áreas de conhecimento. Trabalhar a educação e a saúde de forma intersetorial e continuada facilitará e dinamizará o ensino em Seropédica“, afirmou Lucia Martinazzo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário