Buscar

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Seropédica apresenta cartilha para calçadas acessíveis a todos


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama


A Prefeitura de Seropédica, apresentou sua Cartilha técnica “Calçada Acessível” no Auditório da Representação Regional da FIRJAN em Nova Iguaçu, nesta última sexta-feira (24). O III Seminário de Calçadas Acessíveis faz parte do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, e conta também com a participação e colaboração dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi, Mesquita, Nilópolis, Mangaratiba e Japeri.

A iniciativa é fruto de mais uma parceria da Prefeitura de Seropédica com o Sistema Firjan, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a UFRJ. A fim de apresentar o material, elaborado pelo corpo técnico do município, a cartilha contém soluções para os passeios públicos e diretrizes voltadas para políticas públicas em prol da revitalização e padronização de calçadas. Um dos principais objetivos é garantir melhores condições de acesso e locomoção aos portadores de deficiência física.

Através deste projeto, portadores de necessidades especiais, pessoas da terceira idade e aquelas que estiverem momentaneamente com problemas de mobilidade serão beneficiadas na cidade. O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.

Alessandro Clementino, coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, enfatizou a importância do projeto não só para pessoas com deficiências, mas também para aquelas com dificuldade momentânea de se locomover. “A gente quer mais estrutura. Queremos mostrar à população que é possível. Muitas pessoas não conseguem ir ao posto de saúde, bancos, mercados porque não tem o acesso correto. Algumas não têm autonomia para se locomover. O projeto não é apenas para as pessoas com deficiência, mas também para idosos, cadeirantes, carrinhos de bebê, e outros”, destacou.
   
  O arquiteto-urbanista e subsecretário de Desenvolvimento Sustentável Fernando Bertolini afirmou que o projeto foi um presente. Bastante emocionado, o arquiteto ressaltou que, assim como tantas pessoas, também vivencia diariamente a dificuldade de acesso nas ruas, por isso considera o programa tão importante.
  
  Para Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto, o programa vem beneficiar milhões de pessoas que hoje têm dificuldade de locomoção pelas vias, sejam elas idosas, portadoras de necessidades especiais ou não. "Através do programa Calçadas Acessíveis conseguimos beneficiar mais de 150 mil pessoas com deficiência e mais de um 1,6 milhão de habitantes se somarmos os nove municípios. Já atingimos nosso objetivo inicial. Nosso próximo passo é agir nas sete cidades da área 2 e assim atuar em toda a Baixada Fluminense", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário