Buscar

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Municípios se unem pela segurança pública



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira 


A segurança pública na região foi tema do I Fórum Segurança da Costa Verde realizado nesta segunda-feira (03) no salão de convenções do Hotel Porto Bello. Idealizado pela Prefeitura de Mangaratiba, o evento contou com a participação de prefeitos e vice prefeitos eleitos das seis cidades que compõem a região (Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty), além de vereadores e secretários municipais.

Autoridades dos órgãos de segurança pública da região e especialistas no assunto também marcaram presença debatendo o tema e apresentando idéias que possam trazer melhorias para o setor.

O prefeito de Mangaratiba Evandro Capixaba abriu o evento e destacou que com a união dos municípios é possível realizar iniciativas mais efetivas. “Partilhamos a preocupação com a segurança pública em nossa região e este fórum é apenas o primeiro passo. Acredito que somente unindo forças vamos conseguir ações que vão reduzir a criminalidade na Costa Verde”, afirmou.

Zealdo Amaral, vice prefeito de Seropédica enfatizou que o crescimento da região ocasionado principalmente pelo Porto de Itaguaí e pelo Arco Metropolitano tem trazido fatores positivos, porém junto com o crescimento estão vindo os problemas. Estamos ficando com o ônus do crescimento do Rio de Janeiro, e se essa união der certo, seremos fortes para cobrar melhorias”, disse.

Outra questão levantada por Zealdo diz respeito as UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadoras) que estão sendo instaladas em vários pontos do município do Rio de Janeiro, fazendo, segundo ele, com que os criminosos destes locais migrem para as cidades da região. “É nítido o aumento da criminalidade na região após o advento das UPP’s e do inicio das obras do arco e do funcionamento do Porto de Itaguaí”, destacou.

O Fórum contou com seis mesas de debates onde as delegações dos municípios participantes trocaram experiências, apresentaram suas necessidades e carências, visando formular um relatório único que será uma ata onde os prefeitos eleitos e reeleitos entregarão ao governador Sergio Cabral, para que os assuntos imediatos sejam tratados com a devida urgência. “Outras edições do Fórum de segurança serão realizadas e estamos idealizando também um fórum de saúde para discutir o tema”, declarou Capixaba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário