Buscar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vacinação em Seropédica

Fotos: Elza Rodrigues

Secretário de Saúde Alexandre com a primeira criança a tomar a vacinaSábado (18/06) teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, sendo administrada a primeira dose. A segunda dose será no dia 13 de agosto em todos os Postos de Saúde, das 8 às 17 horas. Em conjunto com esta vacinação acontece também a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, com término programado pelo Ministério da Saúde para o dia 22 de julho, crianças de 01 a seis anos devem ser vacinadas.

A abertura oficial foi feita pelo Secretário de Saúde Alexandre Passos, no Pré Hospitalar José Bueno Lopes no Km 49. O mesmo lembrou que os responsáveis pelas crianças que por algum motivo não puderam ser vacinadas nesta data da campanha, que busquem o Posto de Saúde mais próximo de sua casa, levando o cartão de vacina para mantê-lo em dia. A Secretaria espera vacinar o maior número possível de crianças, já que em 2010, em todo o Rio de Janeiro a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde foi superada. Em 80% dos municípios fluminenses, a cobertura vacinal foi de 95% (a meta era atingir 90%). Espera-se que em 2011 este número seja novamente superado.

Alexandre Passos antecipou que tem programado melhoria para toda a área da Saúde, incluindo o setor infantil que carece de um maior número de médicos no quadro de pediatra do município. Pouco antes do início da vacinação o Coordenador de Enfermagem, Márcio Santarém, passou instruções básicas quanto aos cuidados com a criança antes e após a aplicação da vacina.

Em vários pontos da cidade onde acontecia a campanha havia alguma atração para relaxar os pequeninos que tomavam a vacina, como músicas infantis, distribuição de bolas infláveis, pula-pula, entre outras. Tudo para relaxar a garotada, que além da vacina em gotinha também receberam dose em forma injetável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário