Buscar

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretaria de Educação capacita professores com linguagem LIBRAS


Por: Tathiana Gama
Fotos: Divulgação - AsCom PMS

Com o objetivo de inserir todas as crianças e jovens na rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove o curso de capacitação em LIBRAS para professores da rede municipal de educação. “O alvo do curso é levar aos professores a capacidade de ensinar aos alunos a linguagem LIBRAS, a única forma de comunicação surdo-mudo, e nos dias de curso os professores estão tirando o melhor proveito para que possam repassar aos alunos em sala de aula”, disse Cibele de Lima, assessora da secretária de Educação Lúcia Martinazzo.

A capacitação em LIBRAS possui uma carga horária de 120 horas e esta sendo realizado no auditório da SME e no auditório do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho e tem como objetivo capacitar um professor por escola, porém nós nos surpreendemos com o interesse dos professores em realizar a capacitação em LIBRAS. De acordo com Cibele a idéia de capacitar os professores em LIBRAS surgiu do desejo da secretária de Educação, Lúcia Martinazzo, de realizar uma capacitação geral durante o ano de 2011. “A capacitação visa capacitar desde o pessoal de apoio até os professores e o curso de capacitação em LIBRAS é realizado sempre as sextas-feiras, no auditório da SME e no auditório do CAIC e conta com a participação dos professores da rede, sendo realizado em contra-turno, ou seja, o professor que trabalha pela manhã faz a capacitação a tarde e o professor que trabalha a tarde, faz a capacitação pela manhã”, informou Cibele.

No que diz respeito aos alunos com surdez na rede municipal, há atualmente cerca de 20 alunos matriculados e estudando. “Para fazer o atendimento eficiente e de qualidade a estes alunos, estamos capacitando num curso de LIBRAS com os profissionais efetivos e envolvidos no processo ensino aprendizagem”, fala Cibele.
Cibele falou ainda da importância da linguagem de LIBRA, como única forma de comunicação com alunos com necessidades especiais. “Nós temos alunos surdos-mudos na rede municipal de educação e os profissionais capacitados em LIBRAS não eram suficientes para atender a demanda da rede municipal de educação”, esclareceu Cibele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário