Buscar

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto Cinearte Sarau Petrobras reuniu dança, música e cinema em Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Geralmente os bons projetos culturais são levados para as grandes cidades, como Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Recife e Salvador, entre outras. Foi por iniciativa da Secretária de Cultura Nádia Alvarez, que tem por hábito garimpar projetos na internet, que ela descobriu o Cinearte Sarau Petrobras. Desde 2006 a iniciativa já percorreu 300 municípios em 18 estados, atingindo um público de 250 mil pessoas. “Falei com o Prefeito Martinazzo e ele me deu total apoio para inscrever o município. Fiz a inscrição pela internet e conseguimos trazer essa maravilha de projeto para Seropédica” disse a Secretária de Cultura.

Na sexta-feira (05/08) cerca de 200 pessoas curtiram na Praça Nildo Romano o projeto Cinearte Sarau Petrobras. A abertura ficou por conta da Cia Municipal de Dança, da Secretaria de Cultura e do Grupo Freedom Dance, do CAC – Centro de Arte e Cultura da UFRRJ. Essas duas apresentações são fruto da parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através do CAC.

Em seguida começou a apresentação do Grupo Tambolelê, de Belo Horizonte, que com suas músicas extrovertidas, agradaram bastante ao público. Eles fazem uma música inspirada na cultura afro-mineira e a sonoridade, na poesia sagrada e contemporânea dos tambores.

Por fim, foi apresentado o filme Lixo Extraordinário, de Lucy Walker. Filmado ao longo de quase dois anos, o filme acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, em Caxias, periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário