Buscar

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Seropédica recebe nova viatura para Defesa Civil



O prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo participou nesta quinta-feira (1/12), às 9h, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Gadalupe, da cerimônia de entrega das novas viaturas para a Defesa Civil dos 92 municípios do Estado. Os carros foram doados por meio da Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

As viaturas, picapes com tração 4x4, são próprias para o trabalho em locais de difícil acesso, atuando não só em demandas rotineiras, como também em atendimento a possíveis desastres, resgatando pessoas e levando mantimentos. “Essa nova viatura contribuirá muito para as ações Defesa Civil no município, principalmente na preparação de medidas estratégicas em situações de emergência e risco”, disse Martinazzo.

Ao falar sobre a importância das ações da Defesa Civil nos municípios o governador em exercício Luiz Fernando Pezão anunciou que o Governo do Estado irá estender por mais um ano o aluguel social às sete mil famílias que perderam suas casas em decorrência das chuvas do início do ano na Região Serrana. “A partir da segunda quinzena deste mês, serão investidos mais de R$ 42 milhões no benefício e os mesmos serão concedidos até que todas as famílias tenham recebido suas residências, construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida”, disse o governador em exercício.

Pezão disse ainda que para evitar tragédias, o Estado irá distribuir mais dez carros aos municípios para que possam equipar suas defesas civis, guardas municipais e órgãos ambientais, reforçando as fiscalizações. “O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ) também disponibiliza para os municípios mais de 200 máquinas e a Secretaria de Agricultura, 120 equipamentos para a desobstrução de estradas vicinais na Serra. A partir de hoje, estaremos de plantão em cidades com maior incidência de chuva”, disse Pezão.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, o objetivo da doação é ampliar a estrutura das defesas civis municipais com mais uma ferramenta de trabalho. “Os veículos serão empenhados, exclusivamente, nas ações de prevenção e preparação das cidades para o enfrentamento de emergências e desastres naturais”, disse o secretário.
Esse é o primeiro passo de um amplo processo de fortalecimento do sistema de Defesa Civil de todo o estado. Também estão sendo realizadas capacitações técnicas para que cada município possa identificar seus riscos. “Há outros programas em andamento, como o sistema de rádios amadores para que os órgãos possam se comunicar, caso precisem. A nossa meta é conscientizar ainda as comunidades que vivem em área de risco”, disse o secretário de Estado de Defesa Civil.Participaram também da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo; os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; e prefeitos e representantes dos municípios fluminenses participaram da solenidade de entrega das viaturas.

FRASE: “Veículos serão empenhados, exclusivamente, nas ações de prevenção e preparação da cidade para o enfrentamento de emergências e desastres naturais”, afirmou Martinazzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário