Buscar

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Asfalto chega ao Boa Fé



A Prefeitura de Seropédica, em parceria com o Governo do Estado e por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Urbanismo e Serviços Públicos, intensificou, na manhã de ontem (23), a aplicação de asfalto em mais uma rua da cidade, desta vez o Bairro contemplado foi o Boa Fé, situado as margens da RJ 099, mais conhecida como Reta de Piranema.

Com o objetivo de constatar como anda o asfaltamento no local, o prefeito Alcir Martinazzo percorreu a Rua Fábio Alves ao lado do secretário de Transportes, Urbanismo e Serviços Públicos. “Sanear e asfaltar faz parte de nosso programa de governo, e este bairro ficou muito tempo esquecido pelos governos anteriores”, destacou o prefeito.

Segundo Martinazzo as obras de infraestrutura, saneamento e asfaltamento são um compromisso de campanha, por se tratarem de uma deficiência grande na cidade. “Em parceria com o Governo do Estado, através do Projeto Somando Forças, nós conseguimos realizar o saneamento e asfaltamento desta rua e ainda temos muito mais a fazer, em breve estaremos trabalhando as outras ruas do bairro”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário Transportes, Urbanismo e Serviços Públicos, Haroldo Brum o asfaltamento das ruas do Bairro Boa Fé visam facilitar o tráfego da população pelo Bairro que antes sofria em épocas de chuva. “Aqui foram instaladas manilhas com um diâmetro bem maior, por isso bem mais viável para receber as águas da chuva e o esgoto e o asfalto acabará com os problemas que a população sofria nas épocas de chuva”, constatou. “O importante não é simplesmente asfaltar e sim realizar um trabalho bem feito, com instalação de sistema de coleta de águas pluviais e esgoto”, enfatizou o secretário.

De acordo com o líder comunitário e administrador do Bairro, Mariano Zatorre a luta pelo saneamento básico e asfaltamento se arrasta desde 1994, quando Seropédica ainda pertencia ao município de Itaguaí, e que agora sim a população pode comemorar a chegada do asfalto.

Mariano Zatorre afirma que a ação beneficiará a comunidade como um todo, já que a lama e a poeira incomodavam bastante os moradores. “Agradeço ao prefeito, pois agora sim teremos uma vida melhor, com mais qualidade, mais saúde e mais respeito”, declarou Mariano.


Bairro contará ainda com moderna estação de tratamento de esgoto

Mariano destaca que além do asfalto, outro motivo que a população local tem para comemorar é a canalização da água e a inauguração da estação de tratamento de esgoto. A estrutura foi montada próximo ao Posto de Saúde do bairro e já está em fase final.

Para o líder comunitário Mariano Zatorre, a inauguração da única estação de tratamento de esgoto da região em fevereiro é uma grande conquista para o município. “Era uma reivindicação antiga nossa junto ao Governo Federal. As obras chegaram a parar, mas o prefeito Martinazzo intercedeu e as obras retomaram. Se não fosse o Martinazzo, talvez essa obra nem tivesse chegado a essa fase de conclusão. Sem dúvida, essa estação foi um ganho enorme para todos nós”, comentou Mariano.

Segundo Mariano Zatorre a estação receberá o esgoto dos bairros Piranema e Boa Fé. Ela terá capacidade para acolher oito litros de esgoto por segundo, o que corresponde ao atendimento de cerca de quatro mil pessoas. “Esse é um dos equipamentos mais modernos do país e tem baixo consumo de energia elétrica. Sua estrutura é de aço laminada com fibra de vidro com alta resistência à corrosão. Em termos de tratamento de esgoto é o equipamento mais eficiente contra o impacto ambiental”, explica.

Ele esclareceu ainda, que a estação de tratamento não produzirá mau cheiro. “Não manda odor nenhum, ela tem um sistema onde os gases vão sendo queimados a medida em que acumulam. São cinco compartimentos, dois que recebem o material, dois filtros e um decantador. O efluente final é um líquido transparente, quase inodoro e com características que permitem que ele seja lançado diretamente aos corpos receptores ou sistema de captação de águas pluviais. Há também possibilidade de reaproveitamento do gás na geração de energia e na higienização do lodo”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário