Buscar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educação prepara volta às aulas com formação continuada



A Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou a abertura do ano letivo de 2012 com um dia de Formação Continuada para toda equipe profissional da Rede Municipal de Ensino, envolvendo professoras, diretoras, equipe gestora das Escolas Municipais. Aproximadamente 2000 funcionários participarão da programação especial que acontecerá no próximo dia 03 no Cine teatro Gustavo Dutra (Gustavão), situado no Prédio Principal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ).“O evento é um reencontro antes do início das aulas para reafirmar o nosso compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade, reafirmar nossos princípios, retomarmos projetos, no confraternizarmos e participarmos das palestras dos renomados professores Julio Furtado e Daltro Monteiro”, destaca Lucia Martinazzo.

De acordo com a secretária de Educação o objetivo é promover o diálogo, a construção coletiva do planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo 2012, considerando as relações existentes entre o planejamento e a aprendizagem, de modo que contribua para o fortalecimento e aperfeiçoamento do processo educativo na rede municipal de educação.




Alunos da rede municipal de ensino ganham material escolar

Os alunos rede municipal de ensino de Seropédica poderão contar com todo o material escolar necessário para o ano letivo, que será distribuído pelo município no início de março. Portanto, a Prefeitura ressalta aos pais que têm filhos na rede municipal de ensino que não é necessário comprar o material escolar.

O material básico distribuído pela Prefeitura, além de ajudar no desenvolvimento do aluno, beneficia também as famílias, que, não precisando gastar com o material escolar dos filhos. Para isso, a Prefeitura de adquiriu os itens de primeira linha que compõem o material básico. Cada criança receberá dois apontadores, duas borrachas brancas, dois cadernos de desenho, cinco cadernos de linguagem de 96 folhas, duas canetas esferográficas azul, uma caneta esferográfica preta, cinco lápis grafite, uma caixa de lápis, uma régua de 30 cm e uma tesoura escolar.

Este ano serão distribuídos 14.576 kits. Todo esse material de apoio é de responsabilidade apenas das escolas municipais, que distribuem para o aluno quando necessário. O município também disponibiliza a mochila e o uniforme escolar para cada criança.

Segundo a secretária Municipal de Educação Lucia Martinazzo, o material básico escolar, o material de papelaria, os livros didáticos, a mochila e o uniforme são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelo município na área da Educação. O ensino em Seropédica vem avançando cada vez mais, não só em espaço físico, mas também na preparação de professores e diretores. “As nossas crianças estão sendo muito bem preparadas para um futuro promissor. Um futuro bom não somente para elas, mas para todo o município, que terá pessoas mais críticas e conscientes de seus direitos e deveres”, diz Lucia Martinazzo.




Berçário atenderá 180 crianças do município

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou também a inauguração em breve do berçário do Centro Municipal de Educação Infantil José Albertino dos Santos, localizada na Rua Rita Batista, que funcionará em horário integral e atenderá crianças de 0 a 2 anos.

A nova unidade vai atender aos moradores da comunidade do Bairro Campo Lindo, oferecendo 180 vagas para creche e maternal (crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses).

Considerado o novo modelo de educação da Prefeitura para a primeira infância, o Espaço de Desenvolvimento Infantil atende, num mesmo ambiente, crianças da creche e da pré-escola, com ênfase no estímulo à aprendizagem desde cedo. Nas aulas, as crianças são estimuladas a aprender por meio da convivência com livros e materiais apropriados e educadores especialmente preparados.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil conta com uma biblioteca/ brinquedoteca específica para a primeira infância, além de uma sala de primeiros atendimentos. No novo prédio, reformado e adaptado para o conceito de berçário, há dois berçários com capacidade para 60 crianças, seis salas de atividades, uma sala de primeiros atendimentos, cozinha, depósito, secretaria, refeitório e local apropriado para dar banho nas crianças.



UNIDADES ESCOLARES

Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação mantém 45 unidades escolares, um Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) e um Centro de Referência em Alfabetização, a ser inaugurada no início do ano letivo. A rede municipal de ensino atende a 14.576 alunos, distribuídos entre a Educação Especial, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O novo ano letivo começará com sete escolas da Rede Municipal funcionando em período integral, atendendo alunos do 1° ao 5° e oito creches também em horário integral, sendo uma com berçário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário