Buscar

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Centro de Especialidades Médicas será inaugurado em breve





A Secretaria Municipal de Saúde irá inaugurar até fevereiro o Centro de Especialidades Médicas (CEM) no KM 40 da BR 465. O Centro será um espaço moderno, reservado para atender gratuitamente à população e com várias especialidades médicas que terá por objetivo desafogar os postos de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Passos, o CEM é muito importante, pois centralizará as especialidades médicas em um mesmo local, de forma a facilitar o acesso da população. “A idéia é organizar o serviço de saúde no município, hoje as especialidades estão espalhadas pela cidade, principalmente entre o Hospital Maternidade Municipal de Seropédica (INCRA), o Posto de Saúde Silvio José Cristino (Km 40), a Unidade Pré-Hospitalar Drº José Bueno Lopes (Km 49), e com o CEM todas as especialidades estarão localizadas em um só lugar”, afirmou o subsecretário.

 Outro fator importante para a retirada das especialidades médicas dos postos de saúde diz respeito à transmissão de doenças nas filas de espera de hospitais e postos de saúde. “A pessoa vai a uma consulta de rotina, uma consulta com um especialista e aguarda na fila ao lado de pacientes de urgência e emergência, correndo o risco de contrair outras doenças, por exemplo, agora com perspectiva de dengue o risco aumenta ainda mais”, enfatizou o secretário.

Alexandre Passos informou que o Centro de Especialidades Médicas contará com 11 consultórios, recepção, entre outros departamentos. “Nós já levamos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a área do CEM, de forma a centralizar todas as especialidades em um único local”, explicou.


Com relação aos atendimentos de fisioterapia o secretário declarou que esta especialidade continuará funcionando nos postos de atenção básica ainda, porém posteriormente desejamos levar a fisioterapia para o CEM também. “Assim que adquirirmos os equipamentos específicos para a RPG e a reabilitação nós montaremos uma sala de fisioterapia especializada no CEM como também gostaríamos de implantar outros tipos de exames, tais como o teste ergométrico, entre outros, tendo em vista evitar que o paciente tenha que sair do município para realizar seus exames”, informou.


Com a proximidade da inauguração a prefeitura já pode comemorar importantes avanços na área de saúde. “A inauguração do Centro de Especialidades significa que os trabalhos na área da Saúde estão sendo retomados. Nós não paramos e estamos trabalhando para oferecer melhores condições nos serviços prestados à população. Essa inauguração será o reflexo do crescimento do município”, declarou o secretário. “A centralização não só facilitará o acesso dos pacientes, como também facilitará a organização e administração da secretaria de saúde”, completou.

Ao falar sobre o término das obras do CEM o prefeito Alcir Fernando Martinazzo declarou sua satisfação com a criação do local, reiterando seu compromisso em melhorar a saúde do município. “Investir na saúde é uma das ações mais importantes que o gestor pode realizar”, comentou. Na ocasião, o prefeito ainda destacou que não será apenas Seropédica a única cidade beneficiada com as obras a serem entregues. “Com isso estaremos garantindo saúde de qualidade à população seropedicense e de cidades vizinhas”, assinalou.


A unidade oferecerá consultas em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, pneumologia, angiologia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia, ortopedia e exames de eletroencefalograma, ecocardiograma e eletrocardiograma.


Posto perde R$ 2 milhões por ano

O secretário de saúde destacou ainda que a Unidade Pré-Hospitalar Drº José Bueno Lopes, localizada no Km 49, deixa de receber anualmente aproximadamente 2 milhões de reais. “O Governo Federal não envia esta verba para a unidade, pois ela é considerada uma unidade mista por que há consultas ambulatoriais junto com a emergência, com a criação do CEM a unidade passará a receber este valor”, informou Alexandre Passos.


O secretário disse ainda que devido há uma falta de planejamento de distribuição das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) no Bairro Fazenda Caxias ao longo dos governos anteriores, dificulta a retirada das especialidades da Unidade Pré-Hospitalar Drº José Bueno Lopes. Com o objetivo de sanar este problema a Secretaria de Saúde tem um projeto de construir um prédio no qual ficarão instaladas três equipes de PSF no Bairro Fazenda Caxias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário