Buscar

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Martinazzo participa da abertura do 2° dia da capacitação de agentes de saúde


O prefeito Alcir Fernando Martinazzo participou nesta terça-feira (31) da capacitação dos agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde. Os 132 agentes vão contribuir com o atendimento de diversas famílias, servindo como intermediários entre as unidades básicas de saúde e a comunidade. A capacitação foi realizada no Auditório do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho.

Na ocasião, Martinazzo parabenizou os agentes de saúde e ressaltou a importância do trabalho a ser desenvolvido pela equipe. “Eles conhecem todas as pessoas de seu território e as acompanham por meio de visitas domiciliares”, destacou Martinazzo.

Martinazzo destacou ainda a importância da medicina preventiva, ressaltando que os agentes são fundamentais neste trabalho de disseminar as informações para a comunidade.

O secretário de Saúde Alexandre Passos falou sobre a importância da capacitação para os agentes comunitários de saúde. “O curso é importante porque muitos profissionais não têm capacitação específica para atuar no ramo da Saúde da Família”, disse o secretário.

Para o secretário, a capacitação resulta em maior qualidade no trabalho, beneficiando as famílias que hoje contam com a Estratégia da Saúde da Família (ESF). A estratégia prevê um atendimento diferenciado, onde os profissionais de saúde têm um envolvimento maior com os pacientes e suas famílias. “Por isso, a Prefeitura tem essa preocupação, em oportunizar a capacitação para todas as equipes”, ressalta Alexandre.

A capacitação é uma etapa inicial da educação permanente proposta aos profissionais da ESF, “cujo objetivo é orientá-los na sua identidade como profissionais de atenção primária”, completa a Aline Barreto, coordenadora de Educação Permanente e Promoção à Saúde da SMS.

Durante esta terça-feira foram realizadas palestras tais como Formas e desenvolvimento ao combate ao Aedes Aegypti e UBV, com o palestrante André Luis Figueira, Humanização SUS, com a palestrante Dr Aparecida Vaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário