Buscar

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seropédica capacita novos agentes de saúde



A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o ano com a preocupação voltada em ampliar ainda mais a qualidade no atendimento a população. Na próxima segunda-feira (30) e na terça-feira (31), estarão sendo treinados 132 agentes para atuar na Estratégia de Saúde da Família (ESF). “A precocidade do diagnóstico das doenças é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso a prioridade é a capacitação dos agentes de saúde para atuarem junto às famílias do município”, ressalta o prefeito Martinazzo.


Os agentes irão participar de um curso preparatório de 16 horas/aula. A situação atual da dengue no Estado do Rio de Janeiro tem preocupado bastante a todos, por isso esta capacitação visa também preparar os profissionais a respeito dos procedimentos de combate à dengue, acompanhamento de pacientes e notificação de casos.

Os agentes de saúde serão capacitados, ainda, em política nacional de saúde (SUS), estratégia de saúde da família, trabalho em equipe, territorialização, ética, coleta de dados, atribuições dos agentes de saúde e outros temas. “Espero que todos tenham excelentes desempenhos nessa difícil missão. Precisamos tratar as doenças de forma preventiva com o objetivo de evitarmos maiores problemas para a população. A missão desses nossos agentes é conscientizar as famílias da necessidade de procurarem atendimento médico sempre que suspeitarem que alguma doença”, disse o secretário de Saúde Alexandre Passos.

De acordo com Alexandre Passos, o curso é direcionado a capacitar os profissionais de saúde do município para atender com dedicação o usuário de forma adequada; se necessário encaminhá-los para o atendimento conforme suas necessidades de forma resolutiva; e atender com eficiência as demandas das unidades. “A capacitação também tem como objetivo proporcionar um encontro de trabalho em busca de um relacionamento mais assertivo que atenda as necessidades do paciente e crie um diferencial no serviço, além de valorizar as relações inter-pessoais da unidade”, afirmou o secretário.

Aline Barreto, coordenadora de Educação Permanente e Promoção à Saúde da SMS, destacou que os agentes de saúde possuem um profundo conhecimento das comunidades, o que facilita conhecerem as reais necessidades dos locais onde atuam. “Os agentes de Saúde conhecem bem a comunidade onde trabalham, sabem as necessidades e estão diariamente com aquelas pessoas. Por isso a necessidade de fazer com que eles estejam sempre aptos a atenderem a população”, disse Aline Barreto.

Aline Barreto também destaca a importância da contribuição permanente da população ao trabalho dos agentes, permitindo a vistoria nos domicílios e contribuindo para a eliminação de água parada em recipientes que sirvam de criadouros ao mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti).



Nenhum comentário:

Postar um comentário