Buscar

domingo, 11 de março de 2012

CAC e Cultura realizam exposição em homenagem a mulher




O Centro de Arte e Cultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizaram nesta quinta-feira (08) a exposição ‘A arte de ser mulher!’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A abertura da exposição foi realizada as 11h na sala de exposições artísticas da UFRuralRJ e contou com apresentação musical da estudante de Ciências Agrícolas Suelen de Lima Soares, do subsecretário João Marcelo e de Bruno Herbert, entre outros artistas locais.

Durante sua exibição João Marcelo homenageou a artista Chiquinha Gonzaga que marcou época e a história da música. “Chiquinha foi a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades no país, promotora da nacionalização musical, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais por isso hoje no Dia Internacional da Mulher resolvi fazer esta homenagem a um grande exemplo de mulher da musica popular brasileira”, enfatizou João Marcelo.

Um dos artistas a expor sua obra foi o seropedicense Marcelo Rezende que preparou uma surpresa para esta nova exposição.

A secretária de Cultura Nádia Alvarez afirma que a exposição pretende representar as mulheres que foram musas de gerações. “Inesquecíveis mulheres retratadas por grandes artistas este é o tema de nossa exposição em homenagem ao dia da Mulher”, disse Nádia.






Artistas que participaram da exposição A ARTE DE SER MULHER

Eduardo Souza - A proposta artística do artista acontece basicamente através da colagem, com presença forte da reciclagem, onde lixo e materiais que seriam possivelmente descartados são reaproveitados em seus quadros.

Daruich K. Hilal : “Viver em Damasco foi a experiência mais importante da minha vida,aprendi melhor a língua dos meus pais, lá fiz faculdade de Letras Inglês – Árabe - Espanhol, trabalhei como tradutor e radialista na Síria, mesmo assim não parei minhas atividades artísticas. Travei conhecimentos importantes com grandes artistas sírios de reconhecimento internacional, dentre esses o Professor Nazem Al Jáfari, mestre do impressionismo e da figura humana, diretor da escola de belas artes de Damasco, Professor Baha Al Din Khazna Katbi, mestre do academicismo e do retrato, especialista em giz pastel, carvão e crayon e Professor Turki Mahmoud Bek, artista moderno, conhecido na Alemanha e continente europeu. Até então meu trabalho era puramente acadêmico com objetivo de aprender técnicas e linguagens dentro das escolas mencionadas. Após retornar ao Brasil, fiz aulas com o Said Ahmedi, professor da Sociedade Brasileira de Belas Artes, após isso me integrei ao grupo de pesquisas Solarte, sob a direção do Mestre Dario Silva, também professor da SBBA, meu grande incentivador na minha trajetória para meu trabalho moderno atualmente.”

Ruth Martins - Minha proposta artística vem se desenvolvendo há algum tempo com base nos grandes mestres do Cubismo. Hoje meu trabalho amadurece mostrando um estilo próprio, mesclando minha raiz cubista com um toque da arte contemporânea, usando e abusando de materiais diversos em minhas telas, experimentando texturas e criando formas e elementos plásticos nos quadros que são gerados a partir das reações provenientes destes experimentos.

Marcelo Rezende - Artista plástico autodidata que ainda pequeno já mostrava seu talento em desenhos que fazia na escola. Começou a fazer esculturas aos sete anos com barro que havia nos fundos de sua casa. Sempre trabalhou com arte, tem como característica a figura humana, seja em suas telas ou esculturas. O artista carioca de 35 anos diz que está sempre aprendendo, usa das críticas para lapidar sua arte e apresentar um bom trabalho. Seus sonhos são sempre seus maiores alvos e não os abandona até conseguir alcançá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário