Buscar

sexta-feira, 30 de março de 2012

Martinazzo assina acordo com Incra para regularizar terras de Seropédica





Acordo vai permitir regularização de terras

Um acordo assinado nesta quinta-feira (29), entre o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, e o superintendente regional do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Gustavo Souto de Noronha, vai viabilizar a regulamentação fundiária das áreas pertencentes à Fazenda Nacional de Santa Cruz, situadas na cidade. “Seropédica é o primeiro município a assinar um termo de ações conjuntas com o Incra visando a regularização das terras pertencentes à Fazenda Nacional de Santa Cruz”, enfatizou Noronha.

Segundo Martinazzo, impulsionar a regularização fundiária de Seropédica vai contribuir também para o desenvolvimento da cidade, pois com o imóvel documentado o cidadão pode fazer um financiamento bancário para construir ou reformar a sua casa ou mesmo montar um empreendimento próprio, além de facilitar a instalação de empresas na cidade. “Como sou oriundo de assentamentos rurais do sul, sei o quanto este projeto é importante, pois as pessoas sofrem por não terem as suas residências documentadas, com RGI, o que impossibilita o financiamento”, enfatizou o prefeito.

Comemorando a assinatura do acordo, Martinazzo citou o próprio exemplo para ilustrar a conveniência da parceria. Ele disse que a sua própria casa, no bairro Boa Esperança, não possui RGI, tendo apenas recibo de compra e venda. “Como morador, espero que o projeto se concretize em um curto período de tempo e sane de vez este problema”, sustentou.



Projeto será executado em etapas

Subsecretária Extraordinária de Regulamentação Fundiária e Assentamentos Urbanos, Áurea Bernardes Carneiro Sobeira destacou que a tendência é de que o programa de regulamentação fundiária seja dividido em etapas. Na primeira, estarão inclusos apenas lotes que pertencem ao poder público (município, estado e União). Na segunda etapa, serão contemplados os bairros de Santa Sofia e Piranema. Numa terceira etapa, será a vez do bairro Boa Esperança, e assim por diante. “Iniciaremos pelo Santa Sofia, pois ali nós recebemos o título de doação do Incra referente a uma área que antes pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”, esclareceu. Ela disse ainda que essa divisão é necessária, porque os bairros em áreas públicas, como Santa Sofia e Piranema, por exemplo, têm maior facilidade em regularizar e facilidade na emissão dos documentos. Por fim, a subsecretária destacou o pioneirismo da iniciativa. “É a primeira vez que a população tem concreta e documentada a possibilidade de expandir seu território. Com a regularização fundiária, o prefeito está garantindo a Animus Domini da moradia, ou seja, título de propriedade desta moradia o que assegura dignidade e segurança aos moradores”, esclareceu a subsecretária.



Polêmica de 30 anos envolve 80% das terras da cidade


Titular do Cartório do 1º Ofício de Itaguaí, Marilu Moreira declarou que há 30 anos briga pela titulação das terras de Seropédica. Ela destacou o interesse a força política e a competência da equipe da secretaria como fatores importantes para a regulamentação fundiária das terras do município. “Isto é um presente dos céus e o Martinazzo está de parabéns. Hoje não sou mais registradora de imóveis, não vou ganhar nada com isso, mas fico muito satisfeita com este ganho que a população de Seropédica terá”, concluiu.

Já o superintendente Gustavo Noronha destacou o empenho da prefeitura na tarefa de ingressar no programa de regulamentação fundiária. “A criação desta secretaria por parte da prefeitura mostra o interesse de agilizar o processo de regularização da cidade, que possui cerca de 80% de suas terras como áreas públicas”, afirmou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário