Buscar

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Crime ambiental no Jardim Maracanã











Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama


Secretaria de Ambiente e Agronegócios alerta sobre riscos de galões de produtos químicos diversos despejados em Seropédica

O secretário de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) Ademar Quintella alerta os moradores da cidade sobre o risco de contaminação através de galões contendo substâncias químicas que foram despejados irregularmente no rio Valão dos Bois, um dos afluentes do Rio Guandu. Segundo o secretário, os 20 galões podem conter materiais tóxicos perigosos ao contato.

De acordo com Quintella, os galões foram localizados na sexta-feira (13) e os fiscais do Serviço de Operações em Emergências Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram acionados pela SEMAMA para identificar e determinar procedimentos quanto à destinação dos galões despejados no Bairro Jardim Maracanã.

Nesta quinta-feira (19) Quintella acompanhou a visita ao local da empresa que fará a retirada, analise e descartes adequados dos galões e ao chegar ao local notou que 3 galões haviam sido levados, supostamente por moradores da região. Os 17 deixados no local estão danificados e vazavam um líquido que será coletado e analisado em laboratório. “É importante enfatizar a atuação da população que deve sempre denunciar estes crimes ambientais a SEMAMA para que nós possamos tomar as providencias necessárias”, afirmou.

Com relação ao risco de contágio, Quintella informou que ninguém deve manusear os galões e nem tentar reaproveitá-los, pois, até que sejam realizadas analises não se sabe quais riscos o produto poderá causar a população. A Defesa Civil do município foi acionada para isolar a área e as equipes dos dois órgãos estão tentando localizar os tambores desviados.

Assim que o Inea identificar as empresas responsáveis pelo descarte ilegal irá autuá-las por crime ambiental e serão multadas.

As denuncias devem ser encaminhadas a secretaria de Ambiente e Agronegócios fica localizada a Rua Maria Lourenço, 18 e o telefone é 2682-2227 ramal 249.






Nenhum comentário:

Postar um comentário