Buscar

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Seropédica apresenta cartilha técnica sobre acessibilidade






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Elza Rodrigues


Cartilha de acessibilidade urbana de Seropédica é elogiada por representantes da Firjan e ABCP


Nesta sexta-feira (20) a Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Planejamento apresentou a cartilha técnica de acessibilidade do município. A cartilha está em desenvolvimento desde 2010 através do Projeto “Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível” e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a cartilha busca a padronização e o conforto das calçadas do município, com o objetivo de torná-las acessíveis.

A apresentação da cartilha técnica realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contou com a presença do Prefeito Alcir Fernando Martinazzo, de secretários municipais, do arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto Luiz Gustavo Guimarães, dos representantes da Firjan e parceiros do programa, além da equipe técnica da prefeitura do município.

De acordo com Martinazzo a garantia de acessibilidade é uma preocupação constante do Governo. “A gente quer mais estrutura. Vamos implantar primeiro no Centro – como projeto modelo – e mostrar à população que é possível. Hoje muitas pessoas não conseguem ir ao hospital, bancos, mercados porque não tem o acesso correto. Algumas pessoas não têm autonomia para se locomover. Esse projeto não é apenas para as pessoas com deficiência, mas, sim para idosos com dificuldade de locomoção, cadeirantes, carrinhos de bebê, entre outros. Em algum momento da vida a gente passa por alguma situação que depende desses acessos”, destacou.

Ao parabenizar a equipe Martinazzo disse que a proposta tem um pensamento moderno e que visa obedecer técnicas como rampas, sinalização, tipo de piso. Na oportunidade ele lembrou que o transito em Seropédica é complicado por ser cortado pela BR 465, mas que a Prefeitura esta tomando providencias para melhorar a situação.

Luciane Santos, Assessora Regional da FIRJAN, explicou que o projeto visa garantir o ir e vir mesmo para pessoas que não sejam deficientes, gerando qualidade de vida.

O representante da ABCP se diz satisfeito com o projeto de Seropédica. “A prefeitura está de parabéns. Muito bom o que está aqui na cartilha e no projeto. O pessoal focou, estão acreditando, pois é um instrumento legal para a cidade e é isso que a gente espera e está acontecendo”, disse.

Ao falar sobre o projeto Luiz Gustavo afirmou que o mesmo tem uma dinâmica interessante, pensa e faz intervenção de acordo com a necessidade de cada cidade, não só para deficiente, mas para todos os que por algum motivo necessitem de uma infraestrutura que garanta acessibilidade. “Em alguns momentos da vida nós precisamos ter a acessibilidade garantida, como é o caso de gestantes, idosos, entre outros”, declarou.

Secretário de Planejamento e líder do grupo de trabalho para a elaboração do projeto, Wilson Beserra destacou o empenho dos profissionais dos outros setores da prefeitura para a elaboração do conteúdo. “Foram meses de trabalho intenso, mas satisfatório. Nossa cidade está sendo muito elogiada pela Firjan e ABCP e queremos apresentar a nossa população”, afirmou.

Concluindo Wilson Beserra disse que transformar o município numa cidade com acessibilidade, foi o desafio que Martinazzo lançou para a secretaria de Planejamento pensando no detalhe de cada caso específico e olhando para o futuro.

No dia 07 de maio a Prefeitura de Seropédica volta a se reunir com a Firjan e ABCP no auditório da Câmara Municipal com o objetivo de apresentar a cartilha e propostas da prefeitura para a implantação do projeto de acessibilidade para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário