Buscar

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Saúde oferece cursos de capacitação


 
 
 
 
 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Biossegurança para riscos ocupacionais, Como lidar com paciente soropositivo e Violência contra mulher, adolescentes e criança

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investe na capacitação constante dos seus profissionais, em especial aqueles que se relacionam diretamente com a população. Nesta quarta-feira (18) foram realizadas palestras com os coordenadores dos departamentos da SMS com os seguintes temas: Biossegurança para riscos ocupacionais; Como lidar com paciente soropositivo e Violência contra mulher, adolescentes e crianças. “A precocidade do diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso a prioridade é capacitar dos agentes de saúde para atuarem junto às famílias do município”, ressalta Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde da SMS.

De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Passos, a meta da secretaria é manter sempre os profissionais atualizados através de uma série de capacitações realizadas durante o ano. “Nossa meta é oferecer informações atualizadas para que os médicos que atuam nas emergências estejam cada vez mais bem preparados não só para atender à população, como também evitar riscos de contágio de doenças, afirmou”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Irinéia Sant’Anna Rosa enfatizou em sua palestra ‘Biossegurança para riscos ocupacionais’ que apesar das medidas de segurança, acidentes envolvendo material biológico são freqüentes entre profissionais da área da saúde. “Os vírus mais relatados nestes acidentes são o vírus da imunodeficiência humana (HIV), da hepatite B (HBV), e da hepatite C (HCV)”, informou Irinéia.

Coordenadora do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da SMS, Thayane Gonçalves informa que o índice de violência sexual, de DTS e AIDS estão sendo mapeados com o objetivo de criar um fluxograma das ocorrências que passarão a ser notificadas de forma compulsória. “As maiorias dos casos notificados são de 18 homens e 17 mulheres acima de 30 anos, nosso índice é inferior ao dos municípios vizinhos como Nova Iguaçu, Paracambi”, informou.
 
Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, entre coordenadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário