Buscar

terça-feira, 24 de abril de 2012

Direito de ir







Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Prefeitura cria coordenadoria para portadores de necessidades especiais

A garantia constitucional conhecida popularmente como o direito de ir e vir, para uma parcela da população, muitas vezes não se realiza como um direito concreto. Estamos nos referindo aos portadores de necessidades especiais que tem limitação não sua locomoção. Estes, apesar de usufruírem o direito objetivo de ir e vir, muitas das vezes não podem exercê-lo em razão das suas limitações físicas de locomoção e não tem condições financeiras de adquirirem por meios próprios os equipamentos e instrumentos necessários para garantir de fato o direito de ir e vir.

Foi pensando nestas pessoas, que o prefeito Martinazzo, através do seu gabinete, acaba de criar um programa denominado o “Direito de Ir” que consiste no fornecimento gratuito de cadeiras de rodas, principalmente, mas também cadeiras higiênicas, andadores, muletas e próteses.“Essa é mais uma ação forte, com a sensibilidade de reconhecer a necessidade de implantação dessa coordenadoria, que vai trabalhar para alavancar projetos que atendam as justas reivindicações dos portadores de necessidades especiais”, justificou o prefeito ao acrescentar que, desde quando assumiu a prefeitura, tem demonstrado preocupação com esta parcela da população.

A coordenadora declarou que o Programa Direito de Ir, tem por objetivo articular e promover Políticas Públicas, garantindo o processo de inclusão social das Pessoas com Deficiência e seus familiares. A nossa finalidade, é promover socialmente as Pessoas com Deficiência,interagindo,impulsionando e executando programas específicos, mediante a implementação de Políticas Públicas próprias. “Visamos ser referência, na definição das Políticas de promoção e inclusão social da Pessoa com Deficiência de Seropédica, fazendo a busca ativa e atendendo a cada uma delas de acordo com suas necessidades”, destacou.

A Coordenadoria Municipal de Acessibilidade é subordinada a Secretaria Municipal Executiva e deverá funcionar numa das salas da prefeitura. Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato com a coordenadora do Programa, Andréia do Carmo, no Gabinete do Prefeito ou pelo telefone (21) 2682-2224 Ramal 250.

Com o intuito de marcar o inicio das atividades da nova coordenadoria, o prefeito Martinazzo acompanhou a coordenadora Andreia do Carmo na entrega das primeiras cadeiras de rodas a deficientes cadastrados do Bairro Fazenda Caxias.

Um dos beneficiados foi Roberto Galvão, morador da Rua Jose Honestério Moreira que trabalha como mecânico de mobilete e construiu seu próprio triciclo adaptado que utiliza para se locomover pela cidade. “Agradeço pela iniciativa que muito irá beneficiar aos portadores de necessidades especiais do município”, agradeceu Roberto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário