Buscar

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dengue sob controle em Seropédica


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama


A Prefeitura de Seropédica mantém ações contra a dengue durante todo o ano. E vem tratando o problema por meio de ações educativas, preventivas e de controle da doença. Com isso o último resultado do LIRA (Levantamento Rápido do Indice de Infestação por Aedes Aegypti) da cidade realizado em outubro mostra que o índice está em 0,9% em Seropédica.

De acordo com Alexandre Passos, secretário de Saúde, a Secretaria mantém, em toda a cidade, um trabalho permanente de orientação à população com visitas as residências. “As prevenções tem de ser feitas o ano inteiro, mas em especial e de maneira intensificada nessa época do ano, pois há maior incidência de chuvas e os riscos de focos de proliferação do mosquito tendem a aumentar”, explica.

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo reforçou a importância de os segmentos organizados da sociedade e dos moradores de Seropédica reforçarem as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Martinazzo, no entanto, frisa que a luta contra a doença deve ser contínua, motivo pelo qual, segundo o prefeito, a atenção da população deve ser redobrada, principalmente com a chegada do período das chuvas, época em que o número de focos costuma aumentar.

Os agentes de endemias fazem vistorias nos imóveis, em busca de possíveis focos do mosquito da dengue e, no caso de encontrarem larvas, as levam para análise, para saber se elas são do Aedes aegypti. Durante as visitas é feito um trabalho de orientação com a população, com o objetivo de combater o aparecimento do mosquito. “O cidadão de Seropédica tem ajudado muito no combate a dengue, mas sempre é bom reforçar a idéia de prevenir a doença”, completou.

Além desse trabalho, os agentes atendem denúncias e fazem visitas quinzenais nos chamados pontos estratégicos, que são locais onde há maior probabilidade do acúmulo de larvas, como cemitérios, borracharias e terrenos baldios.


Sintomas
Pode estar com dengue o paciente que apresente febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, abatido e manchas vermelhas no corpo.


Evitando focos do mosquito
- Guarde pneus sempre secos e em local aberto, ou encaminhe-os para reciclagem
- Lave sempre os vasos de plantas, depois escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho
- Coloque em sacos plásticos objetos que acumulam água. Feche bem os sacos e entregue ao lixo reciclável
- Coloque água sanitária nos ralos três vezes por semana e tampe-os
- Garrafas sempre viradas de boca para baixo e em local aberto
- Limpe a caixa d'água a cada seis meses e verifique se está bem tampada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário