Buscar

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prefeitura Seropédica planeja Bairro Modelo em Santa Sofia


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama



Uma verdadeira transformação na infraestrutura em todo o Bairro Santa Sofia, em Seropédica, começa a surgir com a entrada das máquinas e dos operários na principal via do bairro, dando início à obra que proporcionará a qualidade de vida aos mais de 3000 mil moradores do local. No começo de julho foi iniciada a intervenção na Escola Municipal Santa Sofia, que será a primeira escola sustentável da cidade.

Pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação e abastecimento de água serão algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura para transformar Santa Sofia no Bairro Modelo da cidade, através do Projeto Meu Bairro Feliz. “Várias ruas já receberam a colocação ou troca de manilhas do esgotamento sanitário, asfaltamento, enfim toda a atenção da Secretaria de Obras”, explicou o secretário de Obras, Fernando Barros.

Ainda em Santa Sofia está sendo reformada a Praça do Bairro, o Cemitério Municipal está sendo ampliado, será construída a Capela Municipal em frente ao Cemitério, enfim o Projeto irá beneficiar todos os pontos do Bairro. Ao final de todo o projeto, a Prefeitura de Seropédica ainda realizará a regularização fundiária, ou seja, entregará para todos os moradores do Bairro Santa Sofia a escritura das casas. “Com isso, as famílias passarão a viver com toda estrutura necessária para se viver com dignidade”, afirma o prefeito Alcir Fernando Martinazzo.

A cidade, nos últimos anos, vem ganhando um novo ritmo graças a seu desenvolvimento industrial e está atraindo a atenção não apenas das indústrias como também da população. “Este novo bairro sinaliza o grande momento de Seropédica. A cidade vive o desenvolvimento econômico e tem atraído novas empresas, novos moradores, que anseiam por espaços de qualidade de vida. O desenvolvimento urbano planejado encaixa-se neste contexto”, enfatiza Martinazzo.

O Bairro Modelo foi planejado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e está sintonizado com as demandas atuais de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida. Os espaços públicos foram projetados seguindo as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. As calçadas terão rebaixos e piso nivelado, adequados ao deslocamento de todas as pessoas, inclusive cadeirantes, além do piso tátil e direcional para sinalização ao deficiente visual. “O projeto pretende a construção de várias benfeitorias, colocando comércio, lazer, escola, saúde, creches, quadras, enfim, colocando tudo que um bairro tem que ter, que uma cidade tem que ter”, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra.

O subsecretário de Desenvolvimento Sustentável Fernando Bertolini destacou que devido ao êxito no Projeto Calçadas Acessíveis desenvolvido pela Firjan, a prefeitura de Seropédica ganhou da empresa gratuitamente a consultoria do renomado arquiteto e urbanista Guilherme Takeda. “Devido ao êxito do nosso trabalho no Projeto Calçadas Acessíveis desenvolvido pela Firjan, a Prefeitura de Seropédica ganhou a consultoria do Takeda que virá à cidade com sua equipe nos dias 07 e 08 para ouvir as sugestões da população sobre os projetos a serem desenvolvidos na cidade”,disse Bertolini.



Mais benefícios

No total, serão 40 ruas drenadas, pavimentadas e iluminadas, o que significa aproximadamente 100 quilômetros de calçamento em todo o Bairro. A Rua João Azeredo, a principal via de entrada e saída de Santa Sofia, ganhará novo asfalto e iluminação, o que garantirá a segurança daqueles que precisam transitar por ela à noite.

                                                                                                                                                                                                                                        
O primeiro bairro modelo de Seropédica ainda disponibilizará para os moradores e para todos seropedicenses um Posto de Saúde totalmente reformado e ampliado, uma escola e uma quadra dotada de todos os equipamentos de lazer, incluindo uma quadra poliesportiva que proporcionará o desenvolvimento da prática esportiva na região, contribuindo a ocupação saudável e conquista da cidadania de jovens através do esporte.



Satisfação                                                                                                                                                                          
                                                                                                                   
Morador da comunidade há 36 anos, Cleber Gomes de Souza confessou que ficou muito feliz ao saber que o seu Bairro havia sido escolhido para ser o Bairro modelo do município. "Estou feliz e satisfeito com o início da obra na comunidade. Não só eu, como também através dos comentários dos meus vizinhos, percebemos a satisfação de todos em verem os homens trabalhando em prol de nossas melhorias", declarou Cleber que não escondeu a satisfação.

Quem também não escondeu a emoção em ver os serviços avançando no loteamento foi a estudante Loise Brenda Goulart da Silva. "Antes víamos as obras sendo realizadas em outros locais e a gente aqui praticamente vivendo na lama. Agora essa difícil realidade está bem próxima de acabar e por isso todos nos que moramos aqui estamos comemorando, principalmente porque a Escola Santa Sofia está sendo totalmente reformada", disse com o sorriso estampado no rosto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário